Encontrar uma vaga disponível em um banco pode ser um bom caminho para conseguir o primeiro emprego. Contudo, isso pode não ser fácil para jovens que ainda não têm capacitação ou experiência no mercado de trabalho.
Pensando nisso, o Banco do Brasil oferece o Programa Aprendiz BB, que contempla adolescentes de até 16 anos de baixa renda. Ele oferece capacitação profissional, benefícios e possibilidade de crescimento dentro da empresa.
O Programa Aprendiz BB é uma ótima opção para os adolescentes que querem começar a alcançar independência financeira e dar os primeiros passos na carreira profissional. Para entender melhor como esse programa funciona, continue acompanhando o texto.
O que é e como funciona o programa de Jovem Aprendiz do Banco do Brasil
O Programa de Aprendizagem do Banco do Brasil já alcançou mais de 37 mil jovens. Ele foi desenvolvido pensando na inclusão social e se pautando nos princípios de responsabilidade social do banco. Seu objetivo é contribuir para a formação pessoal, social e profissional de seus aprendizes, fazendo com que eles se sintam preparados para ingressar no mercado de trabalho.
Assim como os demais programas de aprendizes, o Programa Aprendiz BB oferece contratos de até dois anos aos jovens. A carga horária é de 4 horas por dia, levando em conta o horário escolar e 15 minutos de descanso. Nesse período, um dos dias de trabalho é destinado aos cursos de capacitação, ou seja, o adolescente recebe aulas de teoria e prática.
Quem pode participar do Programa Aprendiz BB?
O Programa Aprendiz BB funciona de maneira um pouco diferente dos demais programas de aprendizes. Isso porque ele é destinado a um público diferente, e por isso, conta com pré-requisitos bastante específico na hora da inscrição.
Veja abaixo o que o Banco do Brasil exige na hora de fazer a inscrição para o Programa Aprendiz BB:
- Possuir entre 15 e 16 anos incompletos.
- Comprovar renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
- Ser estudante de escola pública ou bolsista de escola particular, com aproveitamento e frequência regular.
- Estar cursando, no mínimo, o oitavo ano do ensino fundamental.
Benefícios do Programa Aprendiz BB
O Programa Aprendiz BB oferece bons benefícios aos participantes. Além do salário mensal, é possível listar alguns outros recursos aos quais os adolescentes têm acesso. Veja abaixo quais são os principais:
- Vale alimentação de R$ 200,00.
- Vale transporte.
- Plano de saúde.
- Contrato de trabalho de até dois anos.
- FGTS.
- 13º salário.
- Férias remuneradas.
Qual é o salário do Jovem Aprendiz no Banco do Brasil?
A Lei de Aprendizagem regulamenta o Programa Jovem Aprendiz. Por meio dela, estipulam-se os direitos e deveres dos aprendizes, permitindo que eles cumpram carga horária justa e tenham acesso aos seus benefícios, entre eles o salário mensal.
Essa lei determina que um Jovem Aprendiz deve receber entre meio e um salário mínimo completo mensalmente. Isso varia de acordo com as horas diárias trabalhadas, que vão de 4 a 6, e com outros critérios, como remuneração por trabalho noturno, entre outros. Assim, o Programa Aprendiz BB oferece um salário mínimo por mês.
Quais as responsabilidades do Jovem Aprendiz no Banco do Brasil?
Antes de se candidatar a uma vaga de aprendiz, é importante entender quais exatamente serão suas atribuições e responsabilidades. Veja abaixo a lista de funções que podem ser atribuídas aos participantes do Programa Aprendiz BB:
- Realizar atendimento ao cliente.
- Manter a organização de documentos.
- Ser responsável pela distribuição de senhas.
- Oferecer auxílio aos colaboradores.
- Fazer cadastros no sistema.
- Atuar na organização do atendimento interno e externo.
- Estar à disposição para atender telefonemas e responder e-mails de clientes.
Como fazer a inscrição para o Programa Aprendiz BB
O processo de recrutamento do Programa Aprendiz BB acontece por meio do Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFLE), que são validadas pelo Ministério do Trabalho. Dessa forma, a seleção é feita pelas entidades assistenciais.
Para se candidatar, é necessário de cadastrar em uma das ESFL que são parceiras do BB. O adolescente deve buscar por aquelas que desenvolvam ações sociais na região onde mora, é possível fazer isso através de associações de classes, comunitárias e/ou direto em entidades filantrópicas que ofereçam assistência aos jovens.
Dúvidas frequentes
Para se candidatar ao Programa Aprendiz BB é preciso ter entre 15 e 16 anos, ser aluno de escola pública ou bolsista em escola particular, estar cursando no mínimo o oitavo ano do fundamental e declarar renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
É necessário ter entre 15 e 16 anos para se candidatar ao Programa Aprendiz BB.
Não, não é possível se candidatar ao Programa Aprendiz BB pelo site.
Para se inscrever, é preciso se cadastrar em uma das Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL) que são parceiras do Banco do Brasil.
Comentários