Kit Antena Digital Grátis: veja como se cadastrar e solicitar o seu

Devido ao avanço do 5G no Brasil, o Governo Federal distribuirá o Kit Antena Digital Grátis para milhões de cidadãos.

Devido ao avanço tecnológico voltado para as redes móveis de aparelhos celulares, o 5G, recém chegado ao Brasil, o Governo Federal distribuirá o Kit Antena Digital Grátis para milhões de cidadãos.

A distribuição gratuita do kit é devida a um aspecto negativo proporcionado pela nova tecnologia dos smartphones, que apesar de ofertar uma rede de internet com mais potência e velocidade que sua versão anterior, o 4G, ela interfere nos sinais de antena parabólica.

Kit Antena Digital Grátis: veja como se cadastrar
Kit Antena Digital Grátis

O 5G já está disponível por todas as capitais do Brasil e levando isso em consideração, o cidadão terá de trocar sua antena parabólica tradicional, pois em pouco tempo, ela não irá mais funcionar.

O serviço é chamado de “Siga Antenado” e tem o apoio do Governo Federal e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele foi potencializado exclusivamente pela chegada do 5G e propõe uma maior qualidade de imagens e sons em canais abertos, evitando interferências indesejadas.

Quem pode solicitar o Kit Antena Digital grátis?

O Governo Federal visa a entrega do kit para as famílias de baixa renda, isto é, elas devem se encaixar em situação de pobreza ou extrema pobreza, caracterizadas pelo fato de cada membro familiar possuir uma renda per capita entre R$ 105,00 a R$ 210,00.

A partir disso, a família também deve estar inscrita no Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico. Que basicamente consiste em um instrumento para coleta de dados que visa identificar com mais facilidade as famílias de baixa renda existentes no país, no intuito de introduzí-las em programas de assistência social e redistribuição de renda.

Como me cadastrar no CadÚnico?

Para facilitar e desburocratizar o processo, existe o aplicativo disponível para Android e iOS e site oficial do Cadastro Único. Eles possibilitam um pré-cadastro na ferramenta de inclusão social.

Apesar da disponibilidade on-line, ainda é necessário comparecimento em um posto de atendimento do Cadastro Único no seu município para confirmar e complementar os dados referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração. Também será cobrada a apresentação de documentos, sendo eles: CPF ou Título de Eleitor para quem comparecer ao local.

O cidadão também terá de levar a documentação referente a cada membro da família, eles podem ser: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Se você deseja saber onde estão os Postos de Atendimento do Cadastro Único mais próximos de você, basta clicar neste link.

O prazo de comparecimento é de até 240 dias após o pré-cadastro no app. Vale ressaltar que o pré-cadastro na plataforma é opcional, pois ele é apenas uma forma de agilizar o processo. O cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único.

Quem pode fazer o cadastro no CadÚnico?

É importante iniciar dizendo que apenas o Responsável Familiar pode realizar o pré-cadastro pelo aplicativo. Esta pessoa, que terá de ter no mínimo 16 anos e ser de preferência uma mulher, segundo o site do Governo Federal, ficará encarregada de dar as demais informações dos membros da família.

Como já citado, cada membro deve possuir uma renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo. Quem possui uma renda superior a estes valores, também pode se cadastrar caso estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Como solicitar o Kit Antena Digital?

Agora que você já possui o cadastro no CadÚnico e deseja solicitar os novos aparelhos fornecidos pelo Governo Federal, você pode fazer a solicitação do equipamento de forma bem simples através de um pedido por meio da central de atendimento da Anatel, pelo número 0800-729-2404.

Existe também, uma maneira de solicitar pela internet, no site do programa Siga Antenado:

  1. Acesse o site do Siga Antenado;
  2. Vá até o botão “Menu”, localizado no canto superior esquerdo da tela;
  3. Ao ser redirecionado, clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
  4. Clique no botão “Agende aqui”, para agendar sua consulta;

Após estes passos, você deverá preencher seus dados de identificação, podendo ser por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Kit Antena Digital Grátis: veja como se cadastrar
Programa Siga Antenado

Após dadas informações, o cidadão deve também passar por um questionário, onde irá definir o dia e o horário para instalação do kit com um técnico especializado.

Quais regiões o Kit Antena Digital já está disponível?

A distribuição dos kits é perante ao avanço da tecnologia do 5G nas capitais brasileiras onde já está disponível, são elas:

  • Brasília
  • Belo Horizonte
  • João Pessoa
  • Porto Alegre
  • São Paulo
  • Curitiba
  • Salvador
  • Goiânia
  • Rio de Janeiro
  • Palmas
  • Vitória
  • Florianópolis
  • Recife
  • Fortaleza
  • Natal
  • Aracaju
  • Boa Vista
  • Campo Grande
  • Cuiabá
  • Maceió
  • São Luís
  • Teresina

Estas regiões já possuem prazo ampliado para início das operações.

Compartilhe com seus amigos 😉

Reportar erro

Comentários

  1. Geraldo Donizete

    Eu tenho a antiga antena que está pegando só três canais. O que eu devo fazer para ter a nova antena? Sou deficiente físico e recebo BPC. Vocês pode me ajudar?