No fim de 2022, o preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg subiu consideravelmente, chegando a variar entre R$ 110,00 e R$ 158,00. Vendo como isso impacta diretamente no orçamento das famílias brasileiras, o Governo Federal criou o Auxílio-gás.
Esse programa oferece suporte na hora de adquirir um botijão de gás. Contudo, para contar com esse benefício, é preciso atender à alguns requisitos.
Diante disso, podem surgir algumas dúvidas sobre como o auxílio-gás funciona, quem pode receber e como se cadastrar. Nesse texto, responderemos à todas essas perguntas e esclareceremos de vez esse assunto.
O que é o auxílio-gás?
O auxílio-gás é um programa do Governo Federal que foi desenvolvido em 2021 com o objetivo de reduzir o custo do gás de cozinha. Ele visava oferecer 50% do valor gasto com um botijão de 13 kg de gás de cozinha. Contudo, em 2022 passou a consistir em 100% do preço.
O auxílio-gás é um programa do governo para ajudar as pessoas a pagar pelo gás de cozinha. Em 2021, a ideia era cobrir metade do valor que as pessoas gastavam com um botijão de 13 kg de gás. Em 2022, o governo decidiu que vai pagar todo o valor do botijão.
É importante destacar que o auxílio-gás pode ser acumulado com outros recursos do Programa Auxílio Brasil, mas que este benefício não é convertido como renda dentro do Cadastro Único.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Estão aptas a receber o Auxílio Gás as famílias inscritas no Cadastro Único que possuem renda máxima igual ou menor que meio salário mínimo. As famílias beneficiadas pelo BPC — Benefício de Prestação Continuada — também serão contempladas, independente de serem inscritas no Cadastro Único ou não.
Além disso, mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência também podem solicitar esse benefício.
Como se cadastrar no Auxílio Gás?
É obrigatório estar registrado no Cadastro Único para ter acesso ao Auxílio Gás. Diante disso, o Ministério da Cidadania — responsável pelo Programa —, realiza análises e a cada dois meses são selecionadas de forma automática as famílias que estão aptas a receber o benefício, seguindo os critérios de priorização.
O Auxílio Gás pode ser adquirido através de conta bancária ou digital, e, caso o beneficiário não possua nenhuma das duas alternativas, é aberta uma poupança social digital de forma automática. O valor é transferido a cada 120 dias.
Nos casos onde a família é inscrita no Cadastro Único, o pagamento do Auxílio Gás é feito para o Responsável Familiar, já para as não inscritas, o valor é pago para o titular do benefício assistencial ou para o Responsável Legal.
Dúvidas frequentes
O auxílio gás é uma ajuda financeira destinada a famílias de baixa renda para o pagamento de suas contas de gás de cozinha.
Podem se inscrever para receber o auxílio gás famílias de baixa renda, famílias beneficiadas pelo BPC e mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência.
Para se cadastrar para receber o auxílio gás, você precisa ser inscrito no Cadastro Único.
Não, o cadastro para o auxílio gás é gratuito.
O tempo de recebimento do auxílio gás pode variar de acordo com a demanda e a disponibilidade de recursos, podendo acontecer em até 120 dias.
Comentários